Busca orgânica
O que é busca orgânica?
A busca orgânica é um tipo de busca que ocorre quando um usuário digita uma palavra-chave ou frase em um motor de busca e o resultado é uma lista de links para páginas web que contêm conteúdo relevante e não pago. A busca orgânica é também conhecida como “busca natural” ou “busca não paga”.
A busca orgânica é diferente da busca paga, que é quando um site paga para ser listado em um resultado de busca específico, como um anúncio pago em um motor de busca. A busca orgânica é baseada em algoritmos que avaliam a relevância e a qualidade do conteúdo de uma página web em relação à palavra-chave ou frase digitada pelo usuário.
A busca orgânica é importante para os sites porque é uma forma de aumentar a visibilidade e o tráfego do site sem precisar pagar por anúncios. Além disso, a busca orgânica é mais confiável do que a busca paga, pois os resultados são baseados na qualidade e na relevância do conteúdo, em vez de na quantidade de dinheiro gasta.
Como funciona a busca orgânica:
Quando um usuário insere uma consulta de pesquisa em um mecanismo de pesquisa, o algoritmo do mecanismo de pesquisa analisa bilhões de páginas da web para encontrar as mais relevantes e úteis para a consulta. Os resultados da pesquisa são então classificados com base em uma combinação de fatores, incluindo:
- Relevância: O conteúdo da página da web corresponde à consulta de pesquisa do usuário.
- Autoridade: A credibilidade e confiabilidade do site que hospeda a página da web.
- Popularidade: O número e a qualidade dos backlinks que apontam para a página da web.
- Experiência do usuário: A facilidade de uso, velocidade de carregamento e design responsivo da página da web.
- Palavras-chave: a presença de palavras-chave relevantes no conteúdo da página.
- Conteúdo de qualidade: a qualidade e a relevância do conteúdo da página.
- Links: a quantidade e a qualidade dos links para a página.
- Tempo de carregamento: o tempo que leva para a página carregar.
Diferença entre busca orgânica e busca paga:
- Busca orgânica: Os resultados da busca orgânica são gratuitos e não são influenciados por publicidade.
- Busca paga: Os resultados da busca paga são anúncios pagos que aparecem acima ou ao lado dos resultados da busca orgânica.
Otimização para busca orgânica (SEO):
Otimizar seu site para busca orgânica (SEO) envolve melhorar sua relevância, autoridade e popularidade para que ele tenha uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa orgânica. As técnicas de SEO incluem:
- Criar conteúdo de alta qualidade e relevante.
- Obter backlinks de sites respeitáveis.
- Otimizar seu site para velocidade e experiência do usuário.
- Usar palavras-chave relevantes em seu conteúdo e metadados.
A busca orgânica é um dos principais canais de tráfego para os sites, e é importante para os sites terem um conteúdo de qualidade e relevante para atrair visitantes orgânicos.
Na Agência Metamídia eu ajudo empresas a ter mais visibilidade para seu negócio, entender melhor seus clientes e trazer mais resultados. Formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Web Design programação e pós-graduação em Marketing.